A cidade é minha, oba!!!!

Pombos sobre mureta de viaduto, centro de São Paulo
Outro dia fui ao cinema e uma moça sentou do meu lado e saiu rapidamente. Quando as luzes se acenderam percebi que ela havia deixado alguma coisa na cadeira, um vídeo com os seguintes dizeres: você foi escolhido para assistir este vídeo. Achei o negócio estranho, a princípio pensei em jogar na primeira lixeira. Mas sou curiosa demais para descartar uma mensagem destas.

Então levei pra casa, coloquei no meu aparelho de DVD e tomei uma distância maior do que a normal do possível “ elemento malfeitor” que poderia disparar raios ou explodir minha televisão. O fato foi que vi vários clipes de filmes bem interessantes de uma produtora independente. No final a orientação foi esta: pegue este DVD e deixe-o para outra pessoa.

Com um artigo da revista Vida Simples (nov/2007), compreendi que este tipo de intervenção chama-se guerrilha urbana. Você pode fazer isto para mostrar seu trabalho, mas também para cuidar da sua cidade. O jornalista Denis Russo Bugierman que escreveu o artigo “ Guerrilha urbana” refere-se a um livro The Guerrilha Art Kit, onde a autora, Keri Smith, aponta um monte de estratégias para cuidar e criar coisas na sua cidade. Por exemplo: Mapas guerrilheiros: – Em casa, desenhe um mapa de sua região ou arrume um já pronto. Complete o mapa com as coisas que você acha importantes, mas que geralmente não apareceriam num mapa: um banco legal para sentar , um gramado bom para deitar…. e aqui completo eu, uma galinha e um galo no caminho, uma pequena lagartixa nascendo na calçada em que você caminha, um orvalho chorado de folha de arvore em começo de dia, a novidade da estação. Marque tudo no seu mapa particular e afixe por ai para outras pessoas.

Para quem quiser saber mais segue o site da Keri: http://www.kerismith.com
Para os que quiserem enviar suas mapas particulares , por favor mandem que eu publico no Versão Paulo.
por Paula Janovitch

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s